III Seminário Municipal do PPAIC é realizado em Curralinhos com apresentação de boas práticas
_As boas práticas foram desenvolvidas pelas professoras do município na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização do 1º e 2 º Ano_
Na manhã desta sexta-feira (29), aconteceu o III Seminário Municipal do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), na Creche Municipal Nina Arrais, em Curralinhos, reunindo gestores, professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino. Abertura do evento contou com apresentação cultural “Vamos Construir”, da turma Pré-escola – 5 anos – “B”.
O encontro teve como objetivo fortalecer as ações desenvolvidas no âmbito do programa, que busca garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade adequada, promovendo qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
A Coordenadora da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-Pi), profª Mestra Adriana Rodrigues de Barros destacou a importância da formação continuada e do trabalho coletivo na busca por uma educação pública mais eficiente nas boas práticas educacionais e no combate ao preconceito étnico-racial e social.
Durante o seminário, foram apresentados resultados, desafios e estratégias que vêm sendo aplicadas no município para avançar na alfabetização. Após as apresentações, a equipe de jurados formada pelas formadoras Maria Filomena, Kalene Lopes, Nencinália, Enilene Barbosa, Ana Carolina e Conceição Abreu avaliou as práticas e o trabalho desenvolvido pelas professoras.
Ranking da Educação Infantil:
1. Professora Vilani Pereira da Paz Sousa – Contação de história do livro Kabá Darebu (Daniel Munduruku) – Unidade Escolar João Paulo II;
2. Professora Ana Rafaela Santana Oliveira – prática “Fábrica de histórias”, com o recurso da caixa mágica – Unidade Escolar João Paulo II.”
3. Professora Joelma Saniely de Oliveira Sousa – Contação de história “O menino de todas as cores” (Luísa Ducla Soares) – Creche Municipal Nina Arrais;
4. Professora Sandy Maria Barbosa Cunha – Contação de história “O monstro das cores” (Ana Llenas) – Creche Municipal Nina Arrais;
Ranking do Ciclo de Alfabetização do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental:
1. Professora Beatriz da Silva Rodrigues – prática “Releitura: um mundo cheio de pessoas coloridas” (a partir do livro Amigos) – 2º ano A.”
2. Professora Francinete da Conceição Pereira da Silva – prática “Contando e medindo com a cultura afro-brasileira” – 1º ano A;
3. Professora Ana Celma Rodrigues Kardoso – prática “Correio da amizade” – 2º ano C;
4. Professora Joana Lúcia Ferreira Nascimento Braga – prática “Criador de frases” – 2º ano B;
A coordenadora do PPAIC em Curralinhos, Maria do Carmo Torres, ressaltou que o seminário foi um momento importante para socializar o trabalho que vem sendo realizado no município. Ela destacou que os professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização puderam mostrar práticas aplicadas diariamente em sala de aula, resultado das formações ofertadas pela 18ª GRE e replicadas localmente.
Segundo Maria do Carmo, essas formações têm impacto direto no desenvolvimento social, emocional e na aprendizagem dos alunos. “O que eles apresentaram hoje é exatamente o que vivenciam nas formações do Centro de Alfabetização e da Educação Infantil. Esse conhecimento é levado para a prática, contribuindo para que nossos estudantes se desenvolvam cada vez mais e para valorizar o trabalho dos professores, que tanto lutam para mudar a realidade educacional do nosso município”, afirmou.
O PPAIC, iniciativa do Governo do Estado em parceria com os municípios piauienses, tem sido fundamental para apoiar escolas e professores no desenvolvimento de metodologias que assegurem o direito das crianças à aprendizagem.
“Com o III Seminário Municipal, a Secretaria de Educação e a Gestão Municipal de Curralinhos reforçam seu compromisso em dar continuidade às ações que contribuem para transformar a realidade educacional local, investindo em práticas pedagógicas inovadoras e no acompanhamento sistemático da alfabetização”, afirmou o controlador geral Rafael Silva, que representou o prefeito Everardo Araújo no evento.
Obs: Não escreva palavrões, palavras obscenas ou ofendendo o outro.